25/05/2015
Mudança na alíquota da CSLL do setor financeiro
Foi publicada hoje no Diário Oficial da União a Medida Provisória nº 675, de 21 de maio de 2014, que eleva a alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) devida pelas pessoas jurídicas de seguros privados e de capitalização e pelas instituições financeiras.
Fonte: Receita Federal

25/05/2015
Consulta pública de norma sobre IR nos rendimentos e ganhos líquidos nos mercados financeiro e de capitais
Prazo termina em 1º de junho. Norma da Receita sobre IR incidente nos rendimentos e ganhos líquidos nos mercados financeiro e de capitais está em consulta pública
Fonte: Receita Federal

Mercado sobe projeção da Selic para 13,75% este ano
O Banco Central (BC) informou hoje (25) que analistas e investidores do mercado financeiro elevaram a previsão de fechamento da Selic, taxa básica de juros da economia, para 2015. A projeção passou de 13,5% para 13,75% ao ano.

22/05/2015
Arrecadação federal atinge o menor resultado para meses de abril em cinco anos
O desempenho fraco da economia e as desonerações (reduções de tributos) fizeram a arrecadação federal registrar o menor resultado para o mês de abril em cinco anos.

CFC divulga nota criticando discurso do Senador Aécio Neves
O senador realizou pronunciamento contra o ajuste fiscal proposto pelo Ministro da Fazenda e fez entender que a proposta era ``rudimentar, de um contabilista``. O Conselho criticou a relação entre rudimentar e contabilista e destacou que o senador demonstra desconhecer a função exercida pelos profissionais da contabilidade.
Fonte: Clube dos Contadores

Lançada nova versão do ECD - SPED
Publicação da versão 3.1.9 do programa da Escrituração Contábil Digital (ECD)
Fonte: Clube dos Contadores

21/05/2015
Ministro Guilherme Afif apresenta projeto de revisão das tabelas do Simples em BH
o ministro defendeu a revisão das tabelas do Simples e revelou os impactos positivos da lei 147/14, aprovada no ano passado, que promoveu a entrada de 143 novas categorias. “Em janeiro de 2015 foi observado mais de 502 mil pedidos de entrada no Simples, 125% a mais que o mesmo período de 2014.
Fonte: SMPE

Atividade econômica cai 1,07% em março, diz Banco Central
A atividade econômica apresentou queda de 1,07% em março na comparação com fevereiro. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a queda foi maior, de 2,7%. Os percentuais, divulgados hoje (21) pelo Banco Central (BC), têm ajuste sazonal. Isso significa que estão descontados os efeitos que as diferentes épocas do ano têm sobre a economia.

21/05/2015
Impacto da unificação do ICMS será conhecido até o fim de maio
Até o fim de maio o governo apresentará ao Congresso Nacional e aos estados os cálculos sobre o impacto da proposta de unificação das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Fonte: Senado/Agencia Brasil

20/05/2015
Intenção de Consumo das Famílias acumula queda de 21,2% em um ano
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) caiu 6,3% de março para maio deste ano, alcançando 96,4 pontos e registrando o quarto mínimo histórico consecutivo. Quando comparado a maio do ano passado, o ICF acumula queda de 21,2%, com todos os quesitos se mantendo nos menores valores de suas séries históricas.
Veja mais notícias