Voltar Artigo - Auditoria-Perícia

Diferença entre auditoria e perícia contábil

A perícia é a prova elucidativa dos fatos, já a auditoria é mais revisão, verificação, tende a ser necessidade constante repetindo-se de tempo em tempo, com menos rigores metodológicos pois utiliza-se da amostragem.

Diferença entre auditoria e perícia contábil

Já a perícia repudia a amostragem como critério e tem caráter de eventualidade e só trabalha com o universo completo, onde a opinião é expressa com rigores de cem por cento de análise. Para melhor visualização, apresentamos as principais características de auditoria e perícia:

A perícia tem em suas entranhas o status de conhecimento notório, tratado na lei 9.457 de 5 de maio de 1997, que alterou a lei 6.404-76 no seu art. 163 parágrafo 8, que trata o profissional com o status de conhecimento notório e necessário para apurar fatos. No mesmo ordenamento, parágrafo 4, temos a figura contemporânea dos auditores independentes, para esclarecimentos ou apuração de fatos específicos, que acreditamos ser o relatório ou parecer de auditoria submetido a apreciação do conselho fiscal.

Por isto entendemos que a lógica do conhecimento, experiência e carreira ou educação continuada, no sentido holístico, segue a lógica da formação acadêmica de: primeiro Contador, segundo Auditor e a terceira e maior especialização.

Perito, pois só é possível ser perito o profissional contador que domina as técnicas de auditorias, de perícia e tem algum domínio do Direito tributário, bancário, comercial, financeiro, penal, administrativo, constitucional, previdenciário, ambiental, trabalhista e processual, condição desejado para se navegar no meio jurídico como auxiliar do Juízo.

Naturalmente que este conhecimento também e bom para o auditor, mas se exige com mais propriedade do perito, por ser este junto com o Juiz o provedor do equilíbrio da Justiça.

O status do Perito, também é elevado para categoria de Cientista, por força do CPC art. art. 145 que trata do perito como sendo um cientista para assistir o Juízo em matérias de ciência e tecnologia.

A Auditoria, também ramo da mesma arvore, Contabilidade, tem como seu destaque, as revisões de procedimentos relativos as atividades de interesse da CVM, pois a lei 6.385-76 art.. 26 e 27 tratam do assunto, enfatizando o registro do profissional na CVM que está normalizando as condições que considera ideais para conceder o registro. Naturalmente e importante frisarmos que este registro da CVM só é obrigatório quando a empresa auditada está entre aquelas relacionadas na lei, ficando fora as auditorias de empresas que não estejam negociando ações na bolsa e que não estejam operando com valores mobiliários, como exemplo uma montadora de veículos automotores, de capital fechado.

São duas atividades ótimas, recomendamos estágios nas duas áreas antes de decidir a carreia, acreditamos que seguir as duas simultaneamente é muito difícil, não impossível, pois ambas requerem estudos continuados e pesquisas cientificas as duas bradam por constantes e eternas reciclagem.

Para uma melhor visualização, apresentamos as principais características de auditoria e perícia:

Naturalmente temos estimulado os alunos do curso de ciências contábeis, para o exercício do direito de livremente escolher a opção profissional mais adequada aos seus sonhos, motivo pelo qual recomendamos aos pesquisadores, alunos e ex. alunos da ciência contábil, professores e demais estudiosos do assunto. A leitura do Livro, Prova Pericial Contábil, aspectos práticos & fundamentais, editado pela Juruá em 2001, com 389 pag. – Editora@jurua.com.br para que conheçam a profissão de perito e exerçam o seu livre arbítrio para decidir sobre uma ou outra especialização.

* Wilson Alberto Zappa Hoog, E-mail zapahoog@.bsi.com.br, Bacharel em ciências contábeis pela FAE, Mestrando em Direito Profissionalizante em gestão Empresarial pela UNIVALI- SC, Perito Contador, consultor e pesquisador de matéria contábil, professor de perícia contábil, Diretor da Câmara de Perícia do SESCAP. Mentor intelectual do método Zappa de avaliação da carteira de clientes. Co autor do livro Prova Pericial Contábil , Aspectos Práticos & Fundamentais Juruá 2001 p.389.

LOJA DO CONTADOR

Normas e Práticas Contábeis: uma Introdução