Voltar Artigo - Prática e Temática

Análise Contábil - Evolução e empresas

O conceito de empresa vem-se ampliando e com isto, também, tudo o que a ela se refere, inclusive o capital.

Análise Contábil - Evolução e empresas

A visão social e humana tende a ser a predominante, mas, também a ecológica e de condição biológica de sobrevivência.

A empresa é uma célula social e a visão jurídica e econômica, antes predominante, absorvente, fechada e rigorosa, vem cedendo lugar a um sentido de maior alcance.

Esta a razão pela qual as ciências que servem à empresa estão conquistando novos espaços em suas teorias e na tecnologia.

A Contabilidade não deixou de seguir esta tendência e hoje já se fala de Contabilidade do Meio Ambiente, Contabilidade de Recursos Humanos, Contabilidade Social, Contabilidade Internacional.

São progressos naturais:

Uma riqueza em marcha, vive em um ambiente interno que é o empresarial e em outros externos e que são o seu mercado, a sociedade, a natureza, os sistemas políticos, jurídicos, internacional.

Recebe influências dos referidos ambientes e também sobre eles influi.

Trata-se de uma interação que provoca acontecimentos que podem ser registrados, tomar forma contabilística e serem demonstrados.

Com a ampliação do comércio, a níveis nunca vistos e em velocidades também jamais vividas em outras épocas, a imagem dos negócios é algo importante.

A manutenção de uma boa imagem, de acesso a tudo o que acontece no universo empresarial, depende de boas informações.

Sabemos, hoje, que a empresa deve satisfações ao povo, ao Pais, ao mundo que a recebe.

Dar a esse mundo satisfação, com clareza, do que acontece com a riqueza administrada e até outros dados suplementares sobre o que ocorre com o pessoal e a participação no Estado, é atitude que valoriza um empreendimento, que contribui para imagem positiva, que colabora para a melhoria do ambiente social.

Essa sinceridade do empresário, chegando mais perto de seu público pela clareza de dados, faz com que também o público se chegue à ele.

Uma das maiores debilidades da administração pública está nesse quase hermetismo da apresentação de seus dados.

O povo não conhece, de forma clara, em divulgação competente, o que se passa com o dinheiro que contribui e isto cria desconfianças e distâncias.

É natural que a evolução empresarial seja maior que a do Estado, sendo, também conceptível, pois, que os conceitos de forma bem mais acelerada progridam no mundo particular que naquele público.

O que não parece adequado é que a empresa não aceite essa tendência evolutiva que o judiciário já está aceitando, como Poder, superando em muito o executivo e o próprio legislativo, ainda muito acanhados em suas capacidades de entender que as coisas mudaram quase radicalmente no mundo empresarial e de que estamos necessitando de outros modelos que considerem o social, o humano, o produtivo.

LOJA DO CONTADOR

Contabilidade Intermediária: Ensino e Decisão