Ética do Professor de Contabilidade

A experiência que consegui amealhar em minha longa carreira de magistério em ciências contábeis permite-me hoje considerações de relevo. Informações iniciais me cabem oferecer para que seja possível bem delimitar o panorama ou cenário no qual formei minhas conclusões.

Ética do Professor de Contabilidade

Sobre uma face da ética profissional do professor de contabiidade

O ensino contábil, no Brasil, viveu sérios problemas, especialmente no que tange a segmentação na formação cultural, assim como de inadequadas cópias de modelos incompatíveis com a realidade do mercado de trabalho.

Um curso médio, com habilitações amplas e um superior, com delimitações qualificadas (especialmente perícia e auditoria), passaram a existir a um só tempo, além de se permitir que o ingresso para o superior não fosse obrigatoriamente uma extensão daquele intermediário.

Dividiu-se a antiga profissão de Contador em três: Economista, Administrador e Contador e criou-se para cada uma um curso autônomo.

Como se tais problemas não bastassem, estabeleceram-se cargas horárias deveras inferiores ao necessário para matérias fundamentais e ainda se omitiram outras de alta relevância.

Passou-se a enfraquecer a cultura européia de Contabilidade, antes relevante, para fortalecer a pragmática norte-americana, com sério prejuízo educacional.

Essa a realidade em que moldei minha experiência.

Muito cedo percebi que meu comportamento em face da situação deveria centrar-se em estimular os alunos, mostrando-lhes a importância do desempenho que deveriam cumprir como profissionais de tão respeitável disciplina.

Dar importância ao que se estuda é fator relevante para formar a consciência de utilidade, esta que desperta a própria valorização que cada um busca (nada é mais significativo para uma pessoa, em geral, que a própria pessoa).

O segundo fator, tão relevante quanto o primeiro, que logo percebi foi o de que seria imprescindível “ensinar a pensar”.

Em Contabilidade, como nas demais ciências, a Lógica é a base, mas, especialmente nas que dependem de quantificações em maior volume, pois, exigindo senso de medida e esta a exatidão, só no lógico encontra fundamento.

Tais condições de trabalho, portanto, foram as que aceitei, muito cedo, como um dever ético.

Despertar a qualidade anímica do valor e aquela mental do entendimento, através do “conhecimento do conhecimento”, foi o que a experiência do magistério me sinalizou e que comprovei ser a trilha certa.

Fundamentos sólidos, pois, de Filosofia e de História de nossa disciplina eu os entendi como pilares necessários – o primeiro como caminho para o entendimento da essência dos fenômenos patrimoniais (objeto científico) e o segundo como exposição sobre a experiência vivida no campo da evolução do pensamento.

Complementarmente, dentro da minha doutrina do neopatrimonialismo, cheguei á conclusão que se tornava necessário eticamente despertar a consciência de “humanidade”, ou seja, a da utilidade do nosso saber em face do bem estar humano.

Nenhum método de educação, formação cultural, pesquisa pode ser feita sem uma doutrina de orientação, sem uma filosofia que evite a dispersão ou desperte o contraditório quanto a essência do que se examina ou ensina.

Ao despertar a reflexão sobre o fim da Contabilidade, como ciência da prosperidade das células sociais e ao afirmar que só o somatório da prosperidade dessas entidades leva ao bem estar dos seres humanos que compõe uma sociedade, ensejei aos alunos a criação de uma responsabilidade.

Sob tal orientação passam os universitários a entender o papel que representam os contadores e que uma economia só pode alcançar seu clímax se a ação deles se fizer presente.

Tal estímulo que leva ao aumento do interesse, a certo orgulho profissional, garante o entusiasmo e aumenta a qualidade do aprendizado e permite ao professor o cumprimento de um eficaz desempenho ético.