A grande orquestra

Em uma orquestra muitos são os instrumentos que ao mesmo tempo emitem sons, mas, a música é uma só. Da harmonia do conjunto, da qualidade do que executa o poderoso conjunto podem ser produzidas coisas maravilhosas.

A grande orquestra

Assim, também, é o corpo humano aonde muitas são as funções executadas visando a permitir o exercício da vida.

Na orquestra um maestro dirige e coordena a tudo.

Em nós é a mente que se incumbe de comandar o complexo organismo.

Emoção, razão, intuição, um sistema de recursos enseja à matéria a oportunidade de cumprir o seu destino.

Como o maestro não é obrigatoriamente o autor da musica que dirige também a nossa mente é executora de um compositor da vida.

Tal compositor é a energia vital à qual se atribui a designação de espírito ou alma.

A existência, o ato de nos sentirmos vivos, de agir, é um somatório de todas essas coisas.

Essa a razão pela qual a saúde do corpo depende daquela da mente e esta da qualidade da energia.

A alma é a regente de uma grande orquestra.

As doenças do organismo, aquelas da mente, encontram sua fonte no uso inadequado da expressiva força anímica.

A “partitura” que a orquestra executa tem como autor o espírito, este grande desconhecido como o denominou Charon.

O “compasso” da vida depende da condição espiritual de cada ser, de identidades diferentes, posto que no universo tudo se identifique por um tipo peculiar de participação.

Incalculáveis são as formas das coisas e das manifestações das mesmas.

As folhas de uma mesma árvore não são iguais, como os seres não são idênticos em suas manifestações e pensamentos.

Tudo e cada ente possui a própria identidade.

Essa a relevância de existir, ou seja, a de participar de maneira específica, imprimindo a própria contribuição ao curso evolutivo do cosmos.

Quanto maior, todavia, for a quantidade de semelhanças que forma o sistema da referida personalidade e tanto mais atração exercerá.

As uniões de maior estabilidade são as que se operam entre pessoas de maior semelhança em sentimentos e razões.

Isso não significa que se anulam, mas, que, apenas se somam.

Em uma grande orquestra os instrumentos semelhantes se harmonizam em determinados instantes, mas, todos devem estar afinados na execução da sinfonia.

O mal na vida está em tentar exercê-la sozinho, sem imaginar que de todos dependemos, inclusive e muito de nós mesmos.

Sentir-se dentro de um concerto universal é participar realmente da execução dessa imensa e incomensurável obra aonde, por menor que seja o ente, será sempre parcela que encerra a energia do grande todo.

A responsabilidade de viver é a de respeitar a tudo o que nos cerca porque corpos e energias são da mesma substância.

Essa a razão pela qual o conceito de um “eu” como centro de tudo é uma concepção solipsista incompatível com a grandeza de existir.

A oportunidade que nos é concedida de entender-se vivo gera a responsabilidade de respeitar a existência e isto implica doar-se sem esperança de retorno, simplesmente exercendo a grande finalidade que é a de amar e de fazer-se amado.