Como garantir a segurança da informação no escritório contábil?


  

22 de Julho de 2017
Diante das recentes invasões de hackers em empresas e órgãos públicos em todo o mundo, você já deve ter se preocupado sobre a segurança da informação no escritório contábil.

Para evitar a perda de dados importantes é preciso manter rotinas de segurança que diminuem as possibilidades de invasões nos sistemas da empresa. Quer saber como fazer isso? Acompanhe!

Utilize senhas complexas

Oriente todos os colaboradores para que utilizem senhas complexas para o acesso de sistemas e e-mails, por exemplo. Ou seja, é proibido usar a famosa senha: 1,2,3,4,5,6.

Sendo assim, a orientação é escolher palavras que envolvam letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. A senha não precisa fazer sentido, desde que seja memorizada pelo funcionário. Veja um exemplo: _Lp30mS*

Além disso, é recomendável utilizar senhas diferentes para cada produto ou serviço e trocá-las em um período entre 2 e 6 meses, pois isso dificulta as chances de invasões nos sistemas.

Adquira softwares originais

Outra solução para garantir a segurança das informações do escritório contábil é o uso de softwares originais. Produtos piratas podem ser invadidos mais facilmente, além de colocarem em risco a reputação do negócio.

Ademais, é fundamental fazer a atualização dos softwares e sistemas operacionais sempre que o recurso estiver disponível. Essa medida corrige possíveis falhas e aumenta a segurança do produto, diminuindo as chances de invasões de hackers.

Tenha um antivírus atualizado

Adquira um antivírus e mantenha-o sempre atualizado. Para evitar o esquecimento é possível programar a função uma vez por semana, por exemplo.

Dê preferência para programas que possuam sistema antispam, assim você não corre o risco de acessar um e-mail infectado por vírus. Além disso, ele deve ter um firewall que mantenha os computadores da empresa livres de invasores.

Monitore o acesso à internet

O gestor também deve conversar com a equipe e limitar certos acessos à internet. É claro que, atualmente, fica difícil proibir tudo. O importante é aconselhar para que ninguém acesse um e-mail suspeito e faça downloads de programas sem conhecimento da equipe de tecnologia da informação.

Além disso, é imprescindível trocar a senha da rede Wi-Fi com certa frequência, para evitar que ela seja acessada por pessoas estranhas.

Faça backups frequentes

Para garantir a segurança da informação no escritório contábil, é recomendado utilizar sistemas que permitam o backup frequente. Muitos produtos do mercado oferecem a possibilidade de fazer o backup em nuvem uma vez por dia, por exemplo, a fim de garantir que a versão mais atual dos dados seja copiada.

Essa rotina de backup pode ser alterada de acordo com a necessidade do gestor, é só fazer a alteração no sistema. Ao adotar essa medida, fica muito mais fácil restaurar um arquivo caso ele seja danificado.

Além disso, ao manter os dados em computadores e servidores físicos a empresa corre o risco de perder os arquivos em casos de roubos, enchentes ou incêndios, por exemplo. Na nuvem, as informações podem ser acessadas de qualquer lugar com acesso à internet.

 

Fonte: Sibrax

Você precisa acessar o sistema para enviar os seus comentários.